No Oriente Médio por uma semana

Petra, Jordânia, 2017.

Estar em Israel significa que você não será bem recebido em muitos dos países do Oriente Médio e do norte da África. As poucas exceções incluem Jordânia e Egito.

Resolvi aproveitar a proximidade (e as relações pacíficas) para entrar na Jordânia pela fronteira sul de Israel. Dirigi até Eilat e atravessei a pé para Aqaba. Daqui segui de taxi até Petra. Uma viagem de 2 horas.

Tudo tranquilo, exceto que a aduana da Jordânia resolveu que eu não poderia entrar com parte do meu equipamento. Após uma demorada conversa com 1, 2, 3, nem lembro mais quantos funcionários da aduana, consegui que eles armazenassem o equipamento por 4 dias. Até meu retorno pela mesma fronteira. O funcionário me levou até o escritório do “chefe” e mostrou a gaveta na qual ele ficaria guardado. Fez até um recibo. Em árabe. Não sabia se me sentia preocupado ou aliviado.

Passado este transtorno inicial, tive somente momentos de alegria na Jordânia.

Petra é um lugar mágico. Tem trilhas de longa distância. Tem visual de montanha. Tem visual de deserto. Tem o povo do deserto. Tem construções incríveis esculpidas na pedra. Sugiro pelo menos 3 dias para explorar.

Na minha lista de lugares preferidos, Petra seria Top 7. Ao lado de Bagan em Myanmar. Torres del Paine na Argentina. Capadócia na Turquia. Montanhas Rochosas no Canadá. Galápagos no Equador. Bali na Indonésia.

Fiz um vídeo da minha passagem pelo Oriente Médio. Com cenas em Israel e na Jordânia. Todas as capturas foram realizadas com um iPhone 6s. De forma amadora. As cenas têm 1 segundo de duração e estão em ordem (quase) cronológica. Mostram fragmentos de uma viagem inesquecível. Fragmentos que me trazem recordações emocionantes.

Para ler o relato da minha passagem por Jerusalém clique www.edufeijo.com.br/jerusalem-voce-ficou-maluco.

Para ver onde comecei a fazer os clipes de 1 segundo clique www.edufeijo.com.br/congela-e-anda.

Em breve minhas impressões do Chipre. Aguarde!

Ah, na saída da Jordânia mostrei o recibo e recuperei meu equipamento. Ufa!